Plantão de Atendimento 24H: (51) 3444.1459

Acesse nossa página no Facebook
Acessibilidade

CUIDADO E PROTEÇÃO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS

Autor: ERICA COSTA ALVES retirado do site: https://www.portaleducacao.com.br

O homem moderno encontra-se tão ocupado com a correria do dia-a-dia que muitas vezes não se dá conta dos atributos que possuem os animais que nos cercam. Não podemos menosprezar estes seres que com seus pequenos gestos de carinho e atenção nos ensinam a sermos seres melhores, mais sensíveis com aqueles que precisam. Os benefícios que os animais podem fazer ao homem também são comprovados em hospitais e clínicas médicas, uma prática conhecida como pet terapia que consiste no auxílio de animais de estimação nos tratamentos, médicos aprovam e dizem que os pacientes se sentem mais seguros, os animais mudam o estado emocional das pessoas. Por que então seres como estes, dotados de tanto sentimento, podem sofrer maus tratos e descuidos? É inacreditável as crueldades que são praticadas com animais, há vários tipos de maus tratos com animais: casos de animais que não conseguem andar porque sofreram pancadas nas patas, animais com marcas de cigarro, que foram amarrados e ficaram sem se alimentar. Muitos destes animais não podem se defender dos atos de violência, além disso, são seres vivos com direito à vida.

Leis de defesa e punição contra maus tratos com animais existem: A Lei 11.794, de 8 de outubro de 2008, estabelece as normas para as práticas didático-científica da vivisseção de animais. A Declaração Universal de Direitos dos Animais, foi proclamada em assembleia, pela UNESCO, em Bruxelas, no dia 27 de janeiro de 1978, defende o respeito, proteção e bem-estar animal. A lei dos crimes ambientais ( Lei Federal 9.605/98) dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, nesta, informa do artigo 29 ao artigo 37, os crimes contra a fauna tais como abuso e maus-tratos aos animais.

É muito importante que haja respeito mútuo e zelo entre os seres humanos e animais. Cuidar bem e defender um animal, nada mais é que um dever que nós devemos ter por vivermos juntos e querermos um meio ambiente onde todos os seres vivam em harmonia e acima de tudo onde a ética prevaleça.

 

campanhaAbril13peq