Plantão de Atendimento 24H: (51) 3444.1459

Acesse nossa página no Facebook
Acessibilidade

O que é coprofagia?

 

Seu amiguinho anda comendo a própria caca? Saiba mais sobre Coprofagia!

 

Coprofagia é um comportamento caracterizado pelo habito de alguns animais, que comem suas próprias fezes ou as fezes de outros animais. Esse habito é bem frequente em cães, porem muito raro em gatos.

 

O que é coprofagia?

O problema é mais comum em filhotes e tende a passar quando torna-se adultos, porém quando estão nesta fase, o proprietário deve ter cuidado de não reforçar esse comportamento, dando inadvertidamente, mais atenção aos cães quando eles consomem fezes.

A coprofagia pode ocorrer em cães mal alimentados ou em dietas restritas, o que os deixa com apetite voraz, incluído o fato de comer fezes. Animais que são superalimentados ou apresentam algum problema gastrointestinal podem apresentar quantidades mais altas de ingredientes, não digeridos nas fezes, tornando-as palatáveis o suficiente para atrair outros cães. Da mesma forma, fezes de gatos e de cavalos podem ser atraentes para os cães. Acredita-se também que exercícios e estimulação ambiental inadequados podem tornar um cão mais propenso a consumir suas próprias fezes.

Para mudar esse habito deve-se, junto ao médico veterinário, determinar a causa através de exames laboratoriais e estudo do comportamento e realizar mudanças ambientais como: negar acesso a fezes, manter o pátio limpo, levar o cão para defecar na rua (não esqueça de recolher as fezes com embalagens plásticas), e se necessário, mudança na dieta, determinada pelo médico veterinário.

Cristiane de Souza Pereira
CRMV – RS 6166