Plantão de Atendimento 24H: (51) 3444.1459

Acesse nossa página no Facebook
Acessibilidade

Posse sem responsabilidade

 

NA ULTIMA METADE DO SÉCULO XX, OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO PASSARAM A SER CONSIDERADOS MEMBROS DA FAMÍLIA

 

Posse sem responsabilidade - Clínica Veterinária Amigo Fiel

Apesar das origens da domesticação terem sido perdidas na história, sabe-se que a associação original entre animais de estimação e proprietários era utilitária; na ultima metade do século XX, em muitos ambientes domésticos, os animais de estimação passaram a ser mais considerados membros da família..

No entanto, os animais que não conseguem crias uma ligação vitalícia com as famílias que o adotaram, tem um destino bem diferente.

Os proprietários parecem estar investindo mais na saúde de seus animais ao procurarem os serviços veterinário mas, ainda sim, todos os anos, milhões de animais são abandonados ou sacrificados mesmo sem estarem doentes.

Quando as pessoas adquirem animais de estimação por razão erradas, não os treinam de maneira adequada, ou não estão preparadas para as responsabilidades envolvidas, os animais de estimação ficam passando por diversas famílias, até acharem uma que os ame ou então são abandonados.

É importante lembrar que a primo-vacinação consta de varias doses e que anualmente deve ser realizado o reforço destas vacinas.

Se os proprietários pudessem ser aconselhados sobre a posse responsável talvez o abandono se tornasse menor.

Cristiane de Souza Pereira
CRMV – RS 6166