Plantão de Atendimento 24H: (51) 3444.1459

Acesse nossa página no Facebook
Acessibilidade

Pulgas

 

Os problemas causados pelas pulgas vão muitos além de irritações como coceiras, podem dar alergia,queda de pelos e até Perda de Peso

 

Ciclo da Pulga - Clínica Veterinária Amigo Fiel

Existem pelo menos 2.500 espécies de pugas. Dentre estas, as espécies Ctenocephalides canis e Ctonocephalides felis são as que atacam os cães e gatos e em último caso, quando a infestação é muito grande, o homem.

A pulga se reproduz em grande velocidade e em grande quantidade: uma só pulga, sob condições favoráveis podem gerar 25.000 novas pulgas, sendo que essas encontram-se em diversos estágios de desenvolvimento tanto no cão como no ambiente.

Uma pulga adulta põe de 400 à 500 ovos na pele do animal. Estes ovos caem no chão e ficam escondidos no carpete, tapetes. Sofás, fendas da madeira e na casinha destes animais. Em 2 a 12 dias estes ovos transformam-se em larvas, que pelo mesmo período vão tecendo um casulo em volta de si, transformando-se em pupa, que é um casulo impermeável à ação dos inseticidas e produtos de limpeza, o que torna mais difícil a eliminação destas pulgas.

Neste estágio a pupa, a pulga pode permanecer de 7 dias a um ano, dependendo das condições do ambiente, como a temperatura e a presença de cães e gatos. Em condições apropriadas a pupa transforma-se em pulga adulta parasitando os animais.

As pulgas adultas representam somente 5% do total da população de pulgas, os outros 95% estão no ambiente em forma de ovos (50%), larvas (35%) e pupas (10%).

Os problemas que as pulgas provocam são muitos: irritação local, coceira intensa, alergia com queda de pelos e feridas ao se coçar (dermatite alérgica à picadas de pulgas), podem levar a anemia, perda de peso, estresse e verminose (Dipylidium caninum, tênia do cão e do gato).

Consulte um veterinário, para fazer e manter um controle no animal e do ambiente desses parasitas e evitar desconforto, preservando assim seu Amigo Fiel.

Cristiane de Souza Pereira
CRMV – RS 6166