Plantão de Atendimento 24H: (51) 3444.1459

Acesse nossa página no Facebook
Acessibilidade

SEU AMIGO FIEL X CHOCOLATE E OVOS DE PÁSCOA

SEU AMIGO FIEL X CHOCOLATE E OVOS DE PÁSCOA

A Páscoa está chegando e é difícil resistir a um chocolate. Mas, para os animais, o produto é tóxico e, dependendo da quantidade ingerida, pode causar vômito, diarreia, arritmia cardíaca, hipertermia e, nos casos mais graves e raros, até convulsão e morte.
Os sinais de intoxicação podem aparecer entre 6 horas e 12 horas após a ingestão.
“O fígado dos cães e gatos não metaboliza direito uma substância presente no chocolate chamada teobromina, que está relacionada com a quantidade de cacau. Quanto mais cacau, mais teobromina o produto contém e mais tóxico ele é, ou seja, chocolates mais escuros e amargos, que contém maior percentual de cacau, são os mais tóxicos para os animais. Porém, chocolate branco e ao leite também fazem mal e não devem ser oferecidos aos animaizinhos..
A cafeína é outra substância presente no chocolate e que não faz bem aos bichinhos, nem sempre uma única porção de chocolate pode causar intoxicação. Pequenas e contínuas doses também podem ser causa de mal-estar.
Mas o chocolate não é o único vilão. ANIMAIS NÃO DEVEM COMER QUALQUER TIPO DE DOCE. “O acúmulo de açúcar pode levar a diabetes, catarata diabetogênica-pancreatite, problemas nervosos e problemas dentários.
Se o seu Amigo apresentar algum sintoma, deve ser levado ao veterinário para o tratamento adequado.

PRODUTO ESPECÍFICO
Se o proprietário quiser que seu Amigo compartilhe momentos da Páscoa com chocolate, pode optar por produtos feitos especialmente para os animais, mas ainda assim, é preciso respeitar a dieta e as restrições de cada animalzinho.